Energia Solar

Vantagens de comprar kit solar ou gerador solar

16 junho, 2023

As tarifas elevadas das concessionárias estão fazendo os brasileiros buscarem alternativas para reduzir a conta de energia e assim, conseguir economizar. Embora já sejam adotadas medidas de economia como tirar aparelhos em stand-by da tomada e deixar apenas a lâmpada ligada do cômodo em uso, essas práticas não promovem uma economia significativa. Por isso, a procura crescente por kit solar.

Neste cenário, muitas pessoas para o segmento de energia solar através da aquisição de kits solares, que por sua vez, além de apresentarem uma grande gama de versatilidade, através de sistemas conectados à rede e sistemas isolados da rede, ainda promovem a economia e ainda garantem uma longa vida útil, sendo uma alternativa muito positiva a longo prazo.

Dessa forma, por oferecerem uma alternativa de economia mais eficiente, os sistemas fotovoltaicos estão ganhando cada vez mais espaço nos telhados de empresas,  residências na área urbana e também em locais remotos. Continue lendo para conhecer as vantagens do gerador solar.

Quais são os tipos de kit solar?

O kit solar, também conhecido no mercado como gerador solar, é um sistema de energia fotovoltaica que pode ser composto de diversas maneiras, com dois, três ou todos os equipamentos necessários para o sistema fotovoltaico.

Por exemplo, é possível adquirir:

  • kit com apenas dois equipamentos, sendo painéis solares e controlador de carga;;
  • kit com três equipamentos, como placas solares, inversor carregador e baterias;
  • gerador solar completo On-Grid com módulos solares, inversor de tensão, cabos, conectores MC4 e estruturas de fixação em telhado;
  • kit completo Off-Grid com placas solares, inversor carregador, baterias, cabos, conectores MC4 e estruturas de fixação em telhado.

Além disso, vale lembrar que alguns equipamentos são opcionais em alguns casos, como as baterias em um sistema híbrido. Você também pode escolher um kit e personalizar adicionando outros itens.

Então, conheça os 3 tipos de kit solar e, descubra qual o mais adequado para sua aplicação e necessidade de geração de energia.

Gerador On-Grid

O kit solar On-Grid (também chamado de Grid-Tie ou Sistema conectado à rede) é um sistema fotovoltaico que funciona conectado à rede pública de distribuição de energia e ajuda a diminuir a conta de energia. Dessa forma, a energia solar gerada pelos painéis é transformada em eletricidade utilizável para aparelhos eletrônicos em 127V ou 220V.

Contudo, essa energia elétrica pode ser consumida de forma simultânea à produção. No entanto, caso isso não aconteça, é enviada para a rede pública e o titular da conta de energia recebe créditos energéticos pelo fornecimento. Vale lembrar que injetar energia causa taxação sobre os créditos por utilizar a estrutura da concessionária.

Desse modo, o gerador solar On-Grid costuma ter placas solares, inversor de tensão, cabos, conectores e estruturas para fixação do arranjo fotovoltaico no telhado.

As vantagens do sistema fotovoltaico On-Grid são:

  • diminuir a conta de energia elétrica em até 95%;
  • contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • receber créditos de energia renovável (CERs) enviada a concessionária;
  • possui menor custo de investimento por necessitar de bateria para armazenamento da energia produzida;
  • necessitar de baixa manutenção;
  • pedir abatimento usando os créditos para outras propriedades que estiverem no mesmo CPF ou CNPJ do titular.

Kit solar Off-Grid

Diferente do anterior, o kit solar Off-Grid consiste em um sistema fotovoltaico com baterias e controlador de carga e/ou inversor carregador. Assim, a produção energética das placas solares pode ser consumida em tempo real e a energia excedente é armazenada no banco de baterias para uso posterior.

Ou seja, existe eletricidade armazenada para consumo à noite, quando os painéis não estão gerando, e também em momentos que há falhas e manutenções na rede elétrica pública.

Esse tipo de sistema com baterias é bastante utilizado em:

  • eletrificação rural de casas, sítios e chácaras em regiões remotas;
  • iluminação de vias públicas, residencial e de emergência;
  • sinalização marítima, de estradas e ferrovias;
  • gerador solar em automóveis e embarcações, como motorhomes, trailers e barcos;
  • produção de energia para bombeamento de água e irrigação.

Dessa forma, o kit solar Off-Grid oferece benefícios, como: fornecer e garantir disponibilidade de eletricidade sem depender da rede pública e embora o sistema com baterias tenha maior investimento inicial, ele dispensa o custo mensal da concessionária e pode economizar mais a longo prazo.

O kit solar híbrido funciona como um sistema 2 em 1, reunindo as funcionalidades dos sistemas conectados à rede (On-Grid) e também dos sistemas com baterias (Off-Grid) para residências, empresas e indústrias, seja no perímetro urbano ou rural.

Dessa maneira, o sistema híbrido garante disponibilidade de energia, 24 horas por dia, por aceitar várias fontes, como: energia solar, banco de baterias, gerador a diesel/gasolina e a rede elétrica pública. 

Então, a soma dessas fontes de energia tornam o kit solar híbrido ideal para aplicações críticas, como sistemas de telecomunicações, de segurança, equipamentos de resfriamento e locais com queda de energia frequente. 

O kit solar híbrido oferece vantagens, como:

  • armazenar energia em banco de baterias para evitar taxação dos créditos de energia;
  • viabilizar o uso de sistema Grid Zero, que não envia créditos para a rede da concessionária, armazenando a energia excedente em baterias para consumo posterior;
  • produzir energia com gerador a diesel/gasolina em situações críticas que demandam disponibilidade de energia;
  • consumir a energia armazenada nas baterias ou utilizar o gerador a diesel/gasolina durante o horário de ponta para evitar as tarifas elevadas.

Por que comprar kit solar é melhor?

Em vez de comprar os equipamentos para o seu sistema de energia solar separados, você pode economizar mais optando pelo kit solar, que contém ao menos dois dos equipamentos necessários para um sistema de energia solar completo. 

Isso porque a combinação de alguns equipamentos, como placa solar e controlador de carga, já promove a classificação de “gerador solar” e a  lei nº13.169/2015 concede isenção de IPI e de ICMS.

Ou seja, na prática, você consegue uma redução significativa no valor dos equipamentos por comprar kit solar. Esse incentivo do governo de reduzir os impostos, torna a energia solar uma solução ao seu alcance. Inclusive, também é possível parcelar e financiar o gerador solar com parcelas que cabem no seu bolso. 

Dê o primeiro passo para começar a produzir energia

Agora, você já conhece os três tipos de gerador solar e pode fazer a escolha mais alinhada com seu objetivo, necessidade de geração de energia e aplicação desejada. Além de aderir uma fonte de energia limpa e inesgotável que contribui para um futuro mais sustentável.

Contudo, se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, saiba que a equipe especializada da Minha Casa Solar está à disposição para atendê-lo e orientar para encontrar o melhor kit solar, prezando sempre por equipamentos de qualidade e procedência.

Fique por dentro das novidades do segmento de energia solar, visite o nosso blog e confira outros conteúdos exclusivos. Aproveite também para acompanhar nosso Instagram e saber de tudo em primeira mão. 

Entretanto, caso você seja integrador, convidamos para conhecer a plataforma SUN21 e, ter os melhores equipamentos com preço justo para montar projetos de gerador solar para os seus clientes.